O que é o mídia kit?

O que é o mídia kit?

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vou compartilhar com vocês o material do Efeito Orna sobre Mídia kit. É muito importante para quem trabalha com Instagram saber sobre esse assunto.

O que é o mídia kit?

Mídia kit é a nomenclatura que se dá a apresentação de informações e dados de uma mídia. Essa ferramenta possibilita criar uma espécie de vitrine para o seu negócio. Você precisa saber fazer o seu mídia kit para vender seus produtos ou serviços, como deve também saber interpretá-lo caso tenha interesse em trabalhar com influenciadores digitais, por exemplo.

Quem precisa de um mídia kit?

Todo negócio precisa de um mídia kit. Se você possui uma marca, é um prestador de serviços, um influenciador digital ou utiliza das redes sociais para vender seus produtos, você necessita de um material para expor seus pontos fortes e os valores do seu trabalho para seus clientes e parceiros. O mídia kit é a melhor ferramenta para isso, ela unirá as suas informações para mostrar de forma clara e objetiva como é vantajoso contratar os seus serviços, comprar seus produtos ou se tornar um parceiro. O seu mídia kit terá informações que valorizarão você, seus serviços ou a sua marca. No nosso caso, como temos um blog, o nosso mídia kit é voltado para apresentação de números, clientes e alcances.

Qual a importância de entender um mídia kit?

Se você quer melhorar o posicionamento do seu negócio na internet, você precisa ler e entender um mídia kit. Ao entendê-lo você saberá como escolher o melhor porta-voz para sua marca, você conseguirá unir sua imagem ou imagem de sua empresa com o parceiro ideal para a mesma.

Dicas para criar um mídia kit

A parte visual do mídia kit é o primeiro elemento que vai ser notado. Invista em boas fotos, se você não as tiver, procure um fotógrafo e aproveite para fazer uma possível parceria.

Design: Outro aspecto marcante de um bom mídia kit é o design. Escolha um tema coerente com seu trabalho e lembre-se que a diagramação faz toda diferença, ela deve ser bem clara e agradável. Se as informações estiverem confusas e dispersas, dificulta o entendimento e as marcas e clientes podem desistir do seu mídia kit, então, facilite a leitura.

Disponibilidade: Você já pensou como vai disponibilizar seu mídia kit para seus futuros clientes? Insira uma aba no seu site dedicada somente a isso. Facilite o acesso.

Identidade: Antes de iniciar seu mídia, tenha bem claro em mente quem é você, o propósito da sua marca, o que ela é, qual seu produto. Não esqueça de alinhar a identidade visual da marca com a do mídia kit. Qualidades: Cada marca possui suas características próprias, seus pontos fortes, seus diferenciais, então aproveite seu mídia para demonstrar isso. Não transforme o mídia em um catálogo de produtos.

Fazer um produto de qualidade é o básico. Fazer um produto diferenciado é o que vai te destacar dos demais.

Exercício: vamos começar?

Siga nosso passo a passo para elaborar o seu: Informações importantes que devem ser contempladas:

» Ano de validade ou ano vigente do mídia kit;

» Fotos suas, da sua marca ou de seus produtos;

» Quem somos? Quem faz a marca acontecer? (mesmo que seja um produto ou institucional)

» Deixar claro os conteúdos da sua marca ou projeto. O cliente precisa identificá-los!

» Tags relacionadas: que palavras-chave que definem sua marca? QUEM? O QUE? COMO? DESDE QUANDO? ONDE? POR QUE?

Nessa primeira parte, você deve responder às perguntas:

De onde vem seu público?

Para quem seu trabalho é direcionado?

Nessa seção especifique isso. Caso esses dados ainda não sejam expressivos, não precisa colocar. Busque outras qualidades para colocar no lugar disso. Lembre-se: não são seus números que vão fazer com que você monetize seu negócio.

Dependendo do seu ramo, especifique para quem ele se direciona. Uma loja de roupas femininas, por exemplo, tem como público-alvo mulheres; já um blog de roteiros de viagem não é direcionado para um gênero específico, mas para pessoas de interesses parecidos.

Acesse estes mídia kits que separamos para você dar uma olhada e entender de fato como estas marcas se posicionam. Clique nos botões para baixar os arquivos em PDF.

Rafaela Cacciatore

Rafaela Cacciatore é consultora em aleitamento materno, laserterapeuta aplicada à amamentação e assessora materna.