Você está visualizando atualmente 5 benefícios da natação infantil para o desenvolvimento da criança

5 benefícios da natação infantil para o desenvolvimento da criança

Olá, leitores! Tudo bem com vocês? 💓

A natação é um esporte completo e contribui para a saúde de crianças e adultos quando orientada da forma correta. Dentre os seus principais benefícios, podemos citar:

1. Fortalece a capacidade cardiorrespiratória

A prática da natação ensina à criança exercícios que ajudam no controle da respiração para que assim possam nadar. Estes exercícios fortalecem o diafragma e a capacidade cardiorrespiratória que influencia na oxigenação do corpo, além de aumentar a resistência imunológica do organismo.

2. Ajuda na socialização

A prática de esportes facilita a socialização das crianças, pois incentiva a vivência em grupo e a criação de novos vínculos de amizade com mais facilidade.

3. Estimula o desenvolvimento psicomotor

A natação infantil auxilia na melhora da capacidade física e das habilidades da criança, contribuindo para a evolução do equilíbrio, da coordenação dos membros superiores e inferiores e da agilidade. O aperfeiçoamento da coordenação motora permite que a criança se movimente de forma mais controlada e exercite sua força de forma saudável.

4. Previne acidentes

Nadar é uma das habilidades infantis que mais pode vir a calhar. Sabe aqueles feriados em que a família vai curtir uma praia ou piscina? Se a criança souber nadar, a segurança do passeio e a possível prevenção de uma situação adversa é intensificada.

Mas, cuidado, saber nadar não é garantia de segurança, é uma prevenção. É importante haver a supervisão de um adulto durante as brincadeiras das crianças em qualquer local.

5. Previne e combate a obesidade

A natação infantil oferece uma atividade lúdica, física e divertida para as crianças, trabalhando várias partes do corpo sem riscos de grandes impactos e sem que as articulações sejam lesadas. Inclusive, crianças em estágio de obesidade se adaptam bem ao esporte, pois é mais leve em comparação à exercícios como corrida e vôlei.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é recomendado que a criança inicie as aulas de natação a partir dos 06 meses de idade. É importante ressaltar que na natação infantil a idade da criança determina a abordagem durantes as aulas.

Confiram as 4 fases da natação infantil que abordam aspectos distintos da prática esportiva para as crianças:

Primeira fase

É a adaptação do bebê ao ambiente líquido. Indo dos 06 meses aos 02 anos, ela deve ser guiada para que a criança vivencie e sinta a água, dominando os movimentos corporais e, no correr do tempo, aprenda a respirar embaixo d’água.

Segunda fase

Dos 03 aos 04 anos, é a fase em que a criança aprende a ir de um ponto ao outro. Já com movimentos de nado, mas em “linha reta”.

Terceira fase

Aqui, as crianças vão dos 05 aos 06 anos de idade. Esta é a fase em que elas trabalham os diferentes estilos de nado, a movimentação dos braços e a respiração lateral.

Quarta fase

É a etapa do aperfeiçoamento dos estilos de nado, por exemplo, nado de costa, borboleta etc. Aqui, abrange as crianças dos 07 aos 12 anos.

Caso tenha alguma dúvida sobre como são as nossas aulas de natação, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar.

Abraços e até a próxima! 🦉💕

Fonte: https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/mamae-e-bebe/beneficios-da-natacao-infantil

Rafaela Cacciatore

Rafaela Cacciatore é consultora em aleitamento materno, laserterapeuta aplicada à amamentação e assessora materna.