Você está visualizando atualmente O que é Terapia de Integração Sensorial?

O que é Terapia de Integração Sensorial?

Olá, mamães corujas. Tudo bem com vocês? 💓

A Terapia de Integração Sensorial, desenvolvida pela terapeuta ocupacional americana A. Jean Ayres, visa fornecer estímulos sensoriais à criança em um processo natural e lúdico, focando em sensações corporais – principalmente táteis, proprioceptivas e vestibulares.

 As atividades propostas permitem que o paciente seja capaz de integrar sensações até então não integradas devido a suas disfunções. Chega-se, assim, a resultados que podem ser mais efetivos que aqueles obtidos com medicação, análises psicológicas e outros tipos de tratamento, conforme relatado por Ayres.

A Terapia de Integração Sensorial de Ayres é indicada para crianças com alterações do processamento sensorial. Para a correta aplicação da abordagem, é necessária uma avaliação minuciosa por um terapeuta ocupacional treinado e qualificado.

Ela pode ser trabalhada em casos de: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Síndrome de Down; Paralisia cerebral; Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC); Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM), entre outros.

É importante lembrar que uma avaliação cuidadosa da sensibilidade sensorial da criança deve ser realizada por um terapeuta ocupacional capacitado antes de iniciar a terapia integrativa sensorial. Esse profissional vai garantir que a terapia seja personalizada e atenda as demandas daquela criança. Da mesma forma, o terapeuta define objetivos claros para revisá-los regularmente e avaliar os resultados.

Caso tenha alguma dúvida sobre como funciona a terapia de integração sensorial, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar.

Abraços e até a próxima! 🦉💕

Fonte: https://multisensorial.com.br/integracao-sensorial/

Rafaela Cacciatore

Rafaela Cacciatore é consultora em aleitamento materno, laserterapeuta aplicada à amamentação e assessora materna.