Baixa produção de leite

Baixa produção de leite

Oi mamães, o assunto hoje é sobre baixa produção de leite. A sensação de pouco leite é a principal causa de desmame precoce no mundo!

A hipogalactia (baixa produção de leite) pode ser real, ou apenas uma sensação da mãe (hipogalactia aparente).

Vamos entender um pouquinho como funciona a produção de leite, primeiro acontece o que chamamos de lactogênese 1, que inicia da 16ª semana de gestação e vai até a saída da placenta, depois vem a lactogênese 2, com a saída da placenta aumenta os níveis de prolactina. Caso exista alguma intercorrência no parto, como por exemplo placenta retida, há um atraso na lactogênese 2 e se a apojadura(descida do leite) não ocorrer até o quinto dia pós parto, podemos dizer que houve um atraso na lactogênese 2.

Alguns fatores devem ser investigados na suspeita de hipogalactia como Diabetes tipo 1, Síndrome de ovários policísticos, obesidade, mamoplastia, cesariana fora de trabalho de parto, analgesia de parto, hemorragia placentária, retenção placentária…

Até a apojadura a produção de leite tende a ocorrer independente da qualidade de mamada, ou de haver mamada, pois não exclusivamente o estímulo que regula essa etapa. A partir da apojadura, se não há drenagem frequente das mamas junto com estímulo de sucção do bebê, pode haver comprometimento da produção e das etapas.

O reflexo de ejeção do leite ocorre a partir de dois fatores:

  1. Sucção do bebê diretamente na aréola
  2. Estímulos sensitivos (olhar, cheirar, ouvir, tocar)

Se você suspeita de baixa produção de leite, você também pode utilizar uma boa bomba extratora de leite materno para auxiliar nos estímulos, mas lembre-se, a bomba não deve ser utilizada como instrumento de checagem, pois isso pode aumentar a ansiedade e prejudicar ainda mais a produção. O ideal é que procure uma consultora em aleitamento materno para te auxiliar nesse processo.

Estamos juntas pela Amamentação

Beijos,

Referência Bibliográfica: Tratato do Especialista em cuidado materno infantil com enfoque em amamentação / Tatiana Vargas Castro Perilo. Belo Horizonte: Mame Bem, 2019.

Rafaela Cacciatore

Rafaela Cacciatore é consultora em aleitamento materno, laserterapeuta aplicada à amamentação e assessora materna.