Você está visualizando atualmente TDAH, TEA, TOD e DI – Conheça as diferenças e saiba como identificá-los

TDAH, TEA, TOD e DI – Conheça as diferenças e saiba como identificá-los

Olá, mamães corujas. Tudo bem com vocês? 💓

Hoje vamos falar sobre estes quatro distúrbios que, embora sejam diferentes entre si, possuem algumas semelhanças, além de serem muito prevalentes na infância.

O QUE ESSES TRANSTORNOS POSSUEM EM COMUM?

– Podem causar comportamentos inadequados;

– Os primeiros sintomas surgem ainda na primeira infância;

– Há presença, de alguma forma, de hiperatividade;

– Os comportamentos podem ser confundidos como falta de interesse ou de educação;

– Pode haver dificuldade de concentração ao realizar tarefas domésticas e escolares;

– Geram dificuldades de adaptação a novos ambientes e de se relacionar.

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

Trata-se de um transtorno de caráter neurobiológico, com causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

O TDAH deve ser tratado desde cedo e o tratamento consiste em algumas condutas associadas, tais como combinação de medicamentos, psicoterapia, fonoaudiologia (em casos que ocorre o transtorno na fala e/ou escrita), orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente.

SINTOMAS DO TDAH:

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, falar muito, apresentar dificuldade em manter o foco em atividades longas, distrair-se facilmente por estímulos do ambiente ou com seus próprios pensamentos, entre outros.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode ser identificado como um desenvolvimento atípico em comparação com o das outras crianças. As pessoas com TEA costumam apresentar manifestações comportamentais, dificuldades na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos, como também podem demonstrar interesses, atividades e preferências restritas.

Pessoas com autismo apresentam variações em suas características e sintomas e devem ser tratados como um ser singular e com suas particularidades. Nesse contexto, o TEA pode ser dividido em três níveis: autismo leve, moderado e severo. Os sinais de TEA podem ser observados nos primeiros meses de vida e o diagnóstico geralmente é estabelecido por volta dos 2 a 3 anos.

SINTOMAS DO TEA:

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos, dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo, manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial, entre outros.

TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) se trata de um transtorno caracterizado pelo comportamento desobediente. Tem como características comportamentais desafiar regras, figuras e símbolos de autoridade, como os pais, professores e responsáveis. Caso não seja tratado desde cedo, o problema pode se agravar na fase adulta.

Por mais que as causas não sejam bem definidas, especialistas e pesquisadores indicam que, muito provavelmente, existe uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Como fatores ambientais, podemos relacionar a abusos, falta de atenção e crescimento em um ambiente repleto de comportamentos inconsistentes, agressivos e negligentes.

SINTOMAS DO TOD:

Não assumir os próprios erros e colocar a culpa nos outros, ter explosões de raiva frequentes, muitas vezes sem motivo, desafiar e enfrentar pessoas mais velhas e figuras de autoridade, não obedecer às regras, apresentar atitudes e comportamentos apenas para aborrecer os outros.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A Deficiência Intelectual (DI) é um transtorno do desenvolvimento que atinge cerca de 3 a 4% das crianças. A principal característica é que o pequeno com DI apresenta um nível de comportamento e cognição muito abaixo do seu nível de idade cronológica. Por exemplo: ele tem 8 anos de idade e apresenta perfil de comportamento e cognição condizente com o de uma criança de 4 anos.

SINTOMAS DI

Demoram muito mais para aprender o mesmo conteúdo em comparação com as outras crianças da mesma faixa etária, Costumam ser extremamente ingênuos, pois não entendem muitas situações do cotidiano, geralmente são bem dependentes, demoram muito mais para se alfabetizar e para aprender os conteúdos escolares, possuem dificuldade de inter-relacionamento, não conseguem ter a mesma conversa, o mesmo nível de ideias e compreensão de jogos e atividades para a sua idade, existe um maior risco de sofrerem crises epiléticas, problemas severos de aprendizagem e dificuldades relacionadas, como síndromes genéticas.

Vale salientar que é imprescindível que todas essas crianças sejam avaliadas do ponto de vista pedagógico, psicológico, fonoaudiológico e médico, visto que elas podem ter outros transtornos ou doenças relacionadas.

Caso tenha alguma dúvida sobre o tema e as nossas formas de tratamento, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar.

Abraços e até a próxima! 🦉💕

Fonte: https://institutoneurosaber.com.br/tdah-tea-tod-di-como-identificar/

Rafaela Cacciatore

Rafaela Cacciatore é consultora em aleitamento materno, laserterapeuta aplicada à amamentação e assessora materna.