Você está visualizando atualmente Alteração prosódica no autismo

Alteração prosódica no autismo

Olá, leitores, tudo bem com vocês? Espero que estejam ótimos! 💓

Hoje vamos conversar um pouco sobre as alterações na comunicação e linguagem presentes no autismo, mais especificamente, sobre as alterações prosódicas. Vocês sabem o que isso significa?
É muito comum que pessoas com TEA apresentem déficits na comunicação, que podem se apresentar desde a ausência de oralidade, até a dificuldades linguísticas mais específicas.

Um desses déficits é o que os especialistas chamam de prosódia monótona ou ausência de prosódia.

A prosódia consiste na capacidade de manifestar na fala uma entonação e um ritmo com o objetivo de acrescentar significado à fala. Um exemplo, é a diferença entre uma frase afirmativa e uma frase interrogativa e, até mesmo, uma frase irônica.

Ou seja, a ausência dessa forma de comunicação no TEA é caracterizada pela adoção de um ritmo que sempre é igual, independente da ocasião.

Dessa forma, as alterações prosódicas prejudicam as interações sociais, criando uma barreira entre os pares comunicativos.

Por isso, sabendo que é muito importante trabalhar vista a prosódia, separamos algumas dicas que podem auxiliar os pequenos:

– Ao utilizar frases interrogativas, costuma-se apresentar uma curva ascendente, ou seja, nas perguntas pronunciamos as primeiras sílabas de maneira mais forte. Frequentemente, as crianças têm dificuldades de reproduzi-las, por isso, acentue essa diferença sempre que fizer perguntas. VOcê quer UM Bolo;

– Dê ao pequeno, pistas visuais para demonstrar a curva ascendente. Uma dica interessante, é que você pode subir e descer o dedo no ar para mostrar visualmente o movimento da fala. Suba o dedo para demonstrar o som mais forte e abaixe o dedo para mostrar o som mais fraco;

– Selecione músicas que apresentam variações melódicas claras e acentue-as como: Lá vem o CAracol, andando bem DEvagar, carrega a CAsa nas costas menina, porque não quer se Molhar;

– Utilize trechos curtos de músicas para proporcionar previsibilidade e repita-os para dar intensidade no aprendizado;

– Cantar a mesma música em diferentes tons também auxilia na prosódia. Você pode cantar uma música com uma voz aguda e reproduzi-la com uma voz grave.

E não se esqueçam: caso você perceba que seu filho apresenta alteração prosódica, procure um fonoaudiólogo para lhe conduzir ao tratamento adequado.

Abraços, até a próxima!

Rafaela Cacciatore

Rafaela Cacciatore é consultora em aleitamento materno, laserterapeuta aplicada à amamentação e assessora materna.