Você está visualizando atualmente Dicas para identificar sinais de autismo em bebês

Dicas para identificar sinais de autismo em bebês

Olá, leitores, tudo bem? Espero que sim! 💘

Gostaria de dar algumas dicas para vocês, mamães e papais, que podem ajudá-los a identificar atrasos sutis no desenvolvimento do bebê, considerados sintomas de autismo.

Lembrando que, é muito importante ter em mente que a avaliação de um neurologista infantil, pediatra do desenvolvimento, psiquiatra infantil ou neuropsicólogo, para realizar um diagnóstico, é fundamental. Mas, no dia a dia, algumas atividades são de grande ajuda para a identificação de possíveis sinais. São elas:

Jogos vocálicos

Em geral, crianças pequenas emitem balbucios, alguns com intenção e outros sem intenção. Por isso, você pode se aproximar da linha do olhar da criança e começar a imitar os sons que ela faz em tom de resposta, como se fosse um diálogo. Faça uma pausa e assim que ela balbuciar de novo, imite-a! Ao imitar os sons e iniciar esse jogo de troca, ela começa a compreender que existem turnos.

Movimentos orofaciais

Deite o pequeno de barriga para cima, de forma que você fique na linha do olhar dele e faça sons divertidos, barulhos com a boca e movimentos perto da face. Chamar a atenção para o rosto é importante para a estimulação da reciprocidade social.

Treinar o contato visual

Aproxime objetos favoritos do rosto e quando ela olhar, entregue o objeto. Essa estratégia faz com que a criança associe o contato ocular com um ganho positivo e, consequentemente, a associação fará com que ela aumente a frequência do comportamento de olhar para você.

Rotinas sociais sensoriais

Invista em atividades que a criança precisa emitir algum ato comunicativo para que a ação divertida da atividade continue.

Repetir as atividades

Quais brincadeiras seu filho gosta? Pratique-as diversas vezes durante a semana. Isso auxilia na consolidação do aprendizado e na criação de vínculos!

E lembrem-se: não precisamos ter medo de identificar as diferenças no neurodesenvolvimento das crianças. Mas, precisamos temer os prejuízos no desenvolvimento que o pequeno irá sofrer devido a negligência.

Para receber mais informações a respeito deste assunto, entre em contato. Abraços e até a próxima!

Rafaela Cacciatore

Rafaela Cacciatore é consultora em aleitamento materno, laserterapeuta aplicada à amamentação e assessora materna.